terça-feira, 8 de maio de 2007

PROJETO VIVA LEGAL


Apresentação
Ao observar o agravamento da violência vinculada ao consumo de substâncias psicoativas e tomando por base a experiência desenvolvida nos anos anteriores, a SAREN – Sociedade Assistencial das Regiões Norte, Nordeste e Noroeste do RS, apresenta o projeto “VIVA LEGAL”; cujo foco de ação centra-se no diagnóstico local da situação do consumo de drogas pelos jovens e na capacitação dos educadores, como agentes prevencionistas, através de palestras e seminários destinados a sensibilização acerca das conseqüências do uso indevido de drogas.


Justificativa
Drogas e violência são temas em evidência e muito preocupantes. Embora se tenha falado muito sobre eles, paradoxalmente, nunca se silenciou tanto a respeito desse complexo problema. Em geral, prevalece uma perspectiva que colabora para reforçar estigmas e preconceitos, o que pode, inclusive, comprometer uma postura e um trabalho preventivo e fortalecer, por conseguinte, uma conduta repressiva.
Está estatisticamente comprovado que os conflitos familiares, a pressão dos colegas e a curiosidade, são os maiores indicadores que levam um jovem a experimentar drogas. Ele quer descobrir o mundo, experimentar tudo que encontra pela frente, em especial o proibido. Numa pesquisa feita pela SAREN, em um centro de recuperação, foi perguntado a vinte jovens: quem te aproximou da droga? As respostas foram iguais na sua totalidade: meu amigo, minha amiga, meu namorado ou minha namorada.
Não há receitas. Há isto sim, experiências bem sucedidas e indicações que nascem dessas experiências. O mais importante é o compromisso dos governantes, da escola, dos professores, dos pais, das instituições, enfim, da sociedade como um todo, de combater a drogadição por novos métodos de educação e aprendizagem. Por isso a SAREN está convicta que o projeto de PREVENÇÃO é o caminho ideal, para minimizar este grande mal, que assola o mundo inteiro.
Somado ao flagelo que o uso de drogas produz no organismo e na vida do indivíduo, notadamente há conseqüências graves para a sociedade, que se vê assombrada pela violência, onde muitas vezes os crimes são cometidos sob o efeito da drogadição.
Preocupada em promover ação prevencionista a partir de amplo debate com a sociedade gaúcha acerca do tema, a SAREN - SOCIEDADE ASSISTENCIAL DAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E NOROESTE/RS estruturou o projeto VIVA LEGAL, que visa diagnosticar a realidade do consumo de drogas e a executar trabalho de prevenção, a partir das escolas e da situação local, valendo-se da prerrogativa legal, enquanto OSCIP-ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO, de obter o financiamento da proposta junto aos governos e à iniciativa privada, que por sua vez poderá, além do inestimável balanço social, abater no lucro operacional da empresa os valores referentes às doações.

Objetivo Geral
Previnir o uso de substâncias psicoativas por parte dos adolescentes, incentivando-os a adotarem uma postura saudável diante da vida.

Nenhum comentário: